topo_M_Jose_prata_Ivanir_Alves_Corgozinho_n

SEÇÕES

Thalita Regina: Turismo de Contagem e as suas potencialidades

O turismo é uma atividade econômica em constante crescimento, e com isso chama a atenção de diversos setores públicos e privados, devido à potencialidade para a geração de renda e desenvolvimento sustentável. De acordo com a Organização Mundial de Turismo-OMT (2016), nas últimas seis décadas o turismo apresentou crescente expansão se tornando um dos maiores setores econômicos do mundo.

É inegável a potencialidade de crescimento da atividade turística em todo o mundo. Em contrapartida, a competitividade do mercado turístico tem crescido igualmente. Territórios têm identificado no turismo uma alternativa de diversificação da economia, investindo no desenvolvimento do setor e assim aumentando a oferta turística.

Frente aos diversos cenários torna-se imprescindível aos gestores públicos inovar, estruturar e promover produtos turísticos. Onde esses produtos tenham o potencial de agregar e diversificar a oferta turística do destino, corroborando com o desenvolvimento do município.

Na tentativa de assegurar o desenvolvimento responsável, o turismo sustentável visa um planejamento a longo prazo, monitoração, valorização econômica, ambiental e socioambiental. Nesse sentido, o turismo sustentável tenta incorporar o desenvolvimento e a gestão sustentável nas diversas áreas na qual a atividade turística está inserida.

O turismo sustentável tem o papel importante na preservação da herança cultural e natural, e tem o intuito muitas das vezes resgatar o patrimônio presente nos municípios turísticos. O turismo sustentável se baseia em três objetivos principais: satisfazer o turista, assegurar a qualidade de vida da comunidade que reside no destino turístico e preservar o meio ambiente. (IRVING, 2002).

A partir desse panorama, Contagem por meio de iniciativas governamentais tem buscado inovar, apostando no turismo como elemento de diversificação econômica e social. O município trabalha em diversas ações e projetos, que utilizam o turismo como uma atividade para impulsionar e valorizar a sua cultura e meio ambiente.

Com diversos eventos culturais e esportivos promovidos em suas áreas naturais o governo local reforça o seu papel de promulgar e aproximar relação entre o turismo e a promoção da cultura e a conscientização do meio ambiente.

O ecoturismo é um dos pilares da gestão atual, por ser um turismo com base nos recursos de preservação da natureza, com a finalidade de proporcionar benefícios sociais e ambientais. O ecoturismo orienta-se pelo conceito de que só pode ser sustentável se os recursos naturais e culturais dos quais depende subsistirem e prosperarem, isso implica minimizar os impactos sócio biofísicos causados pelo visitante, reduzindo a evasão dos possíveis benefícios. A finalidade do ecoturismo é aumentar a consciência e a ação ambiental entre os turistas e gerar benefícios para os habitantes.

Nesse sentido, o Parque Fernão Dias é um equipamento primordial e importante para o município, dentro de um número de 35 unidades de conservação gerenciadas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) que realizaram controle de visitação, APA Parque Fernão Dias foi a que recebeu o maior número de visitantes no estado de Minas Gerais no ano de 2023, contando com a presença de 140 mil visitantes, já a segunda unidade de conservação contou a presença de 120 mil visitantes que passaram pelo monumento natural estadual Serra da Piedade.

(https://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/superando-marca-de-860-mil-visitantes-em-2023-parques-estaduais-sao-opcao-de-lazer-para-as-ferias-em-minas).

O Parque Fernão Dias é responsável por atrair milhares de visitantes e turistas devido ao calendário extenso de atividades e eventos ao longo de todo ano, como pode ser visto no evento kmon ride, contagem geek, entre outros, além dos eventos conta com uma infraestrutura que oferece a possibilidade de fazer trilhas para caminhadas, duchas, quadras e Moutain bikes para os visitantes. Esse parque é um dos exemplos dos diversos atrativos naturais que o município possui e que reforça a vocação de Contagem para o turismo.

A gestão da Prefeita Marília Campos considera importante o desenvolvimento do turismo sustentável por esse ter o papel importante na preservação da herança cultural e natural, com o intuito de resgatar o patrimônio presente no município e promover a conscientização ambiental.

NOTA

[1] https://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/superando-marca-de-860-mil-visitantes-em-2023-parques-estaduais-sao-opcao-de-lazer-para-as-ferias-em-minas

Thalita Regina de Souza Brito é graduada em Turismo pela UFMG, especialista em Planejamento Ambiental Urbano pela PUC Minas e atua como Superintendente de Apoio ao Turismo na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Contagem.

Outras notícias