topo_M_Jose_prata_Ivanir_Alves_Corgozinho_n

SEÇÕES

Thalita Brito e Rafael Mendes: O potencial de Contagem como destino turístico sustentável: cultura, esporte e natureza

O turismo em Contagem já acontece de forma espontânea, e a atual gestão visa incrementar as atividades existentes e fomentar novas políticas públicas direcionadas para o desenvolvimento ordenado dessa atividade.

Atrelando aos avanços no planejamento e na criação de instrumentos legais, Contagem se prepara para se desenvolver e diversificar no setor turístico, gerando novas fontes de riqueza, diversificando a economia local, ampliando de maneira significativa a geração de emprego e renda, valorizando a cultura e os costumes locais, e contribuindo assim para a preservação cultural e ambiental de nossa cidade.

Histórico da Proteção e Valorização do Patrimônio Cultural de Contagem

A proteção do patrimônio cultural de Contagem começou tardiamente, com políticas de preservação iniciadas nos anos 90. Nesse período, importantes bens culturais foram transformados em equipamentos públicos, e legislações como a lei de tombamentos e registros e a criação do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural foram estabelecidas para garantir a proteção e valorização da herança cultural da cidade. Nos anos 2000, no primeiro governo da Marília, foram concretizadas importantes políticas de educação patrimonial com o objetivo de construir e implantar o sentimento de pertencimento na população para a valorização da história e do patrimônio cultural.

Um exemplo a ser citado foi mobilização de toda a comunidade escolar para construir as mascotes da cidade que evidenciam a identidade cultural de Contagem. Nesse contexto, foi criada a turma do Contagito, que, atualmente, é um programa referência e premiado pelo trabalho de educação patrimonial.
Além de instrumentos e programas já criados, como o Contagito, o município tem evoluído na construção de políticas públicas com o intuito de promover a valorização da produção artística e formação cultural.

Manifestação Religiosa e Cultural

Contagem é um município riquíssimo em manifestações religiosas que não só atraem muitos visitantes, mas também refletem a diversidade e a profundidade cultural da cidade. Entre os eventos mais significativos, destacam-se o Jubileu de Nossa Senhora das Dores, uma celebração de grande importância para a comunidade local, e a Missa do Trabalhador, que, além de sua relevância religiosa, simboliza a valorização do trabalho e da dedicação do povo de Contagem. Ambas as festividades são momentos de encontro, fé e expressão cultural que fortalecem os laços entre os moradores e celebram as tradições que formam a identidade do município.

Além disso, a comunidade quilombola dos Arturos representa um exemplo marcante de patrimônio cultural, sendo reconhecida pela riqueza de suas tradições religiosas, festas e práticas culturais que foram preservadas ao longo de gerações. A resistência e o legado dessa comunidade, são fundamentais para a construção da história de Contagem. Suas celebrações, como as festas religiosas e as manifestações de arte popular, são testemunhos vivos de sua herança e identidade. A preservação de suas tradições é um exemplo da importância de manter viva a memória cultural, que além de fortalecer a comunidade quilombola, enriquece a cultura de toda a cidade, atraindo visitantes e proporcionando uma troca cultural única.

Equipamentos Públicos e Potencial Turístico de Contagem

Apesar de muitos acreditarem que Contagem não possui equipamentos públicos ou atrativos voltados para a atividade turística, no processo de categorização do Mapa de Turismo Brasileiro, o município de Contagem está na categoria B. O processo de categorização agrupa municípios de acordo com o desempenho de suas economias do turismo. (O ministério do turismo – MTUR, trabalha com cinco categorias de municípios A, B, C, D e E).

Dessa maneira, Contagem, classificada na categoria B, está em um nível de competitividade intermediária, o que reflete que a cidade já conta com uma estrutura turística consolidada. Ela dispõe de importantes equipamentos públicos e de atrativos turísticos significativos, o que fortalece sua posição como um destino com potencial para crescer ainda mais. Embora não esteja entre os principais polos turísticos, a cidade já possui uma base sólida que pode ser aprimorada com investimentos estratégicos, visando aumentar sua visibilidade e competitividade no cenário turístico.

Turismo Esportivo em Contagem: Potencial, Infraestrutura e Impacto Econômico
Contagem já foi referência em competições de ciclismo, com duas pistas de BMX e possui o único velódromo de Minas Gerais. Ambas as atividades atraíram competições estaduais, nacionais e internacionais. A cidade se destaca também nas competições de corrida de rua e, recentemente, com a reativação do Parque Estadual APA Fernão Dias, entrou no circuito de Mountain Bike e Trail Run.

Atualmente, Contagem é a casa do time de vôlei SADA Cruzeiro Vôlei, um destaque nacional e internacional. O time, que já conquistou diversos títulos no Brasil e no exterior, tem como sede dos seus jogos o Ginásio Poliesportivo do Riacho, promovendo a cidade nacionalmente e internacionalmente. A presença de um time de renome como o SADA Cruzeiro não só eleva o prestígio esportivo da cidade, mas também atrai turistas e fãs desse esporte, fomentando o turismo esportivo e gerando impacto econômico positivo para o município.

Com uma infraestrutura esportiva diversificada e eventos, Contagem se posiciona como um importante destino para o turismo esportivo, proporcionando oportunidades para atletas e entusiastas do esporte, além de fortalecer a economia local através do aumento do fluxo de visitantes.

Contagem: A Conexão entre Patrimônio Ambiental e Turismo Sustentável

A cidade possui um grande patrimônio ambiental, composto pelo grande número de parques, praças e uma área rural que corresponde a cerca de 40% do município. Dessa maneira, na região rural do município encontramos diversos equipamentos turísticos e atividades turísticas desenvolvidas, como podem ser vistas pelas pousadas rurais, pesque-pague e restaurantes. A represa Várzea das Flores é um grande lago artificial que abastece água para os municípios de Betim, Contagem e parte da região metropolitana, e é considerado um potencial atrativo turístico importantíssimo para o setor.

Portanto, indicamos em outros textos a importância, necessidade e as diversas formas em que o turismo pode ser trabalhado em Contagem, o objetivo é desmitificar e explicar que município pode – e deve – ser considerado um município turístico.

Contagem possui um grande potencial para se consolidar como um destino turístico de destaque na região metropolitana. A cidade já apresenta diversas manifestações culturais, patrimônio ambiental e infraestrutura esportiva, mas ainda carece de ações coordenadas para potencializar essas qualidades. Ao combinar o fortalecimento de suas políticas públicas com o aproveitamento consciente dos seus recursos naturais, culturais e esportivos, Contagem tem tudo para transformar o turismo em uma atividade que traga benefícios sustentáveis, gerando empregos, fomentando a economia local e preservando suas tradições. O desenvolvimento ordenado e a promoção do turismo sustentável são passos essenciais para tornar Contagem um exemplo de crescimento equilibrado, integrando seus atributos de forma a proporcionar qualidade de vida para seus moradores e atratividade para seus visitantes.

Thalita Regina de Souza Brito é graduada em Turismo pela UFMG, especialista em Planejamento Ambiental Urbano (PUC) e Gestão Estratégica de Marketing (SENAC).

Rafael Gonçalves Mendes é graduado em Turismo e Gestão Ambiental e Diretor de Parques da Secretaria de Meio Ambiente de Contagem

Outras notícias