topo_M_Jose_prata_Ivanir_Alves_Corgozinho_n

SEÇÕES

Rômulo Fegalli: O investimento histórico na infraestrutura de Contagem

O governo Marília, neste terceiro mandato, tem feito um investimento histórico para trazer desenvolvimento para Contagem e melhorar a vida de toda a sua população. Obras de grande porte de infraestrutura, mobilidade e saneamento estão em curso, além de intervenções nas áreas da saúde, educação, meio ambiente e lazer, totalizando quase 800 milhões aplicados no período 2021-2023. Tudo para que Contagem seja uma cidade cada vez melhor para se viver.

Em 2021, a gestão municipal se empenhou para retomar obras que estavam paradas e desenvolver novos projetos. Destaque para as contenções de encostas e drenagem nas áreas de riscos das vilas Soledade, Beira Campo, Estaleiro 1A e 1B Riachinho e Barroquinha A e B, ações que garantiram o sossego das famílias que vivem naquelas áreas de risco. O investimento foi de cerca de 12 milhões. Outras importantes obras foram as montagens das estações de transferência de passageiros do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM); estabilização da encosta e revitalização da rua Formosa, no bairro Santa Helena, que ficou interditada por anos; intervenções preventivas que trouxeram mais segurança para moradores da Vila Sapolândia durante o período de chuvas, entre outras ações.

Com a boa gestão fiscal exercida pelo governo Marília, a capacidade de investimento do município foi ampliada em 2022. Obras estruturantes foram iniciadas, como a retomada da implantação da avenida Maracanã, uma intervenção que vai impactar positivamente a mobilidade em nível metropolitano, integrando cidades como Esmeraldas, Betim, Ribeirão das Neves, Belo Horizonte, além das regiões de Contagem, como Vargem das Flores, Ressaca, Sede e Eldorado. Destaque também para o início do maior programa de revitalização de vias dos últimos 40 anos, o “Asfalto Novo”, que, em sua primeira etapa, contemplou 54 vias em todas as regiões da cidade. Outros importantes investimentos focaram na construção de novos Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) que já estão sendo entregues para a população, abrindo mais de 1,3 mil vagas para crianças.

As várias frentes de trabalho se intensificaram em 2023, com a implantação das bacias de contenção de enchentes nas vilas Itaú e PTO, no Industrial; a grande obra de macrodrenagem na av. Pio XII, no bairro Água Branca; várias obras de contenção e drenagem como na encosta nos fundos da Capela Santa Helena, patrimônio histórico de Contagem; nas margens da Via Expressa, trecho entre as as regiões Sede e Petrolândia; no córrego Muniz, no Nacional; na rua Felinto Wenceslau dos Santos, na Ressaca, e no Cinco; além da ampliação do programa Asfalto Novo para mais 81 vias, revitalização da Praça da Glória, um dos principais cartões postais de Contagem; a reforma do Cine Teatro e da Praça do Divino, no Jardim Laguna.

Uma das prioridades de Marília Campos, a área da saúde também tem sido foco de grandes investimentos. São R$20 milhões destinados à construção de três novas UPAs (Nacional, Industrial e Petrolândia), revitalização e ampliação de outras três unidades de urgência e emergência (Vargem das Flores, JK e Ressaca), assim como do Complexo Hospitalar, além da reforma e edificação de 28 Unidades Básicas de Saúde. As melhorias não se limitam à estrutura física, mas também das equipes, com aumento de profissionais, como médicos, enfermeiros, técnicos e administrativos e a extensão do horário de funcionamento de 17 UBSs. Uma verdadeira revolução na saúde.

Outras obras que atendem demandas antigas da população de Contagem também foram projetadas e garantidas financeiramente e estão sendo tocadas neste início de ano, como a extensão do programa “Asfalto Novo”, que vai bater recorde de vias atendidas, com 215 ruas e avenidas sendo contempladas em toda a cidade. Destaque para as regiões Nacional e Ressaca, que vão receber o maior investimento da história em requalificação viária. Serão 60 vias no Nacional e 54 na Ressaca.

E mais: revitalização do Parque Linear da avenida Teleférico, no Água Branca, requalificação do Parque Urbano Pedreira Santa Rita, no Industrial, a reforma da praça Tancredo Neves, incluindo implantação de nova pista de skate e o CEU das Artes em Nova Contagem, que é um complexo de arte, lazer e esporte, e o Espaço Popular do Eldorado, entregue à comunidade nessa sexta (8/3), um verdadeiro presente que, além de ampliar a opção de lazer e socialização na cidade, reforçando as políticas de ocupação dos espaços públicos e a sensação de pertencimento da população, vai impulsionar o comércio local de forma relevante.

Para 2024, novos investimentos serão feitos, que permitirão ao município atingir cerca de R$1,5 bilhão em recursos destinados exclusivamente para obras em todas as áreas. Estão no cronograma a execução de projetos como a urbanização, incluindo drenagem e pavimentação dos bairros Tupã e Solar do Madeira; obra de drenagem no córrego da rua México, na Ressaca; construção dos terminais Sede e Vargem das Flores, que compõem o Sistema Integrado de Mobilidade (SIM); a conclusão da UPA Nacional, que já foi retomada; e a construção do novo camelódromo, no centro comercial do Eldorado, entre outras intervenções que trazem desenvolvimento econômico e qualidade de vida para Contagem.

Contagem, com a liderança potente de Marília, vem superando muitos desafios, e vive, agora, um tempo de plena construção de uma cidade que vem se tornando referência de desenvolvimento para municípios de todo o Brasil. Os frutos já estão sendo colhidos. Um caminho de progresso irreversível que não pode ser interrompido nem parado. Vamos seguir avançando.

Rômulo Fegalli é jornalista.

Outras notícias