Como vereadora de Contagem, acredito que o fortalecimento das políticas públicas culturais é uma forma de alegrar nossas vidas através da arte e também uma estratégia poderosa para fortalecer a economia local, gerar emprego e renda, e promover a inclusão social.
Investir em Cultura é investir na geração de empregos e renda, um compromisso que assumi desde o início do meu mandato. Trabalhei na criação do Centro Cultural Casa da Democracia e organizei duas edições do Circula Cultura, dois eventos e uma casa que, em suas atividades, celebraram a diversidade e a integração social, promovendo gêneros musicais como Hip Hop, Samba e Pagode. Essas atividades atraíram um público diverso e proporcionaram uma plataforma para nossos artistas locais exibirem seu talento, fomentando a economia criativa e gerando renda.
Recentemente, realizei uma parceria com a Deputada Estadual Bella Gonçalves e com a Deputada Federal Ana Pimentel para ampliar nossas ações. A emenda destinada por Bella Gonçalves possibilitará a construção do Circula Ocupações e do Encontro Estadual de Hip Hop em Contagem. Ana Pimentel, por sua vez, apoiou a ideia de realizar mais uma edição do RUA – Festival de Arte Urbana, demonstrando que a união de mulheres comprometidas com Contagem e com a cultura periférica podem fazer a diferença.
Minhas iniciativas legislativas também refletem essa visão integradora. Promovi a Audiência Pública do PL Cultura Viva, reforçando a importância da participação cidadã e da transparência na elaboração de políticas culturais. Propostas como a criação de um estúdio comunitário para ensaios, a instituição do Dia das Raizeiras e Benzedeiras, e a declaração da cultura Hip Hop como patrimônio imaterial são apenas alguns exemplos de como estamos trabalhando para institucionalizar a valorização cultural.
Posso afirmar com convicção que, ao fortalecer nossas políticas culturais, estamos simultaneamente fortalecendo nossa economia local. A cultura gera emprego, impulsiona o turismo e alegra a vida. Por isso, continuarei batalhando para que Contagem se torne um exemplo brilhante de como a cultura, a economia e a inclusão social podem e devem caminhar juntas.
Para concluir, gostaria de mencionar outro marco recente: o encontro “Contagem Mostra Cultura”, na sede da Prefeitura, que reuniu mais de 500 artistas, produtores e gestores culturais em uma noite super agradável para celebrar e divulgar as ações em prol da cultura em nosso município. Parabenizo a prefeita Marília Campos, o secretário de cultura José Ramoniele e toda a equipe da Secretaria Municipal de Cultura por essa iniciativa fantástica.
Contagem está no caminho certo, e com a sua participação, podemos fazer ainda mais. Juntos, fortalecemos a cultura, fortalecemos nossa cidade.
Com carinho,
Moara Saboia
Moara Saboia é vereadora pelo PT em Contagem, dirigente nacional do Partido. Foi a primeira mulher negra a presidir a UNE e vem de uma ampla trajetória dos movimentos sociais, como o movimento negro e estudantil.