topo_M_Jose_prata_Ivanir_Alves_Corgozinho_n

SEÇÕES

Moara Saboia: A Frente Popular de Contagem reacende o Congresso do Povo em 2024

O Congresso do Povo teve origem em 2018, como uma iniciativa dos movimentos que integravam a Frente Brasil Popular, seguindo as deliberações da 2ª Conferência Nacional. Na época de maior mobilização, o Congresso do Povo envolveu e mobilizou mais de 200 cidades somente em Minas Gerais. Contudo, em 2024, apenas Contagem realizará esse importante evento no estado.
Isso nos leva a crer que os movimentos sociais, as lideranças sindicais e político-partidárias da esquerda em Contagem se mantém ativas e colaborativas primando pelo diálogo com o povo e também com a administração municipal no intuito de contribuir na busca de soluções coletivas para os problemas vivenciados pela população no cotidiano.

Sob o lema “A Cidade Proposta Por Quem Ama e Nela Vive”, a coordenação da Frente Popular de Contagem já deu início ao “III Congresso do Povo de Contagem”. O objetivo é coletar as opiniões da população sobre os desafios ainda enfrentados e levantar as demandas da sociedade, visando discutir e propor medidas para fiscalizar e exigir transparência das políticas públicas.
O III Congresso do Povo em Contagem está estruturado em 4 etapas cuidadosamente planejadas para garantir a participação ativa e o envolvimento da comunidade:

1. A primeira etapa, iniciada em 15 de fevereiro, consiste em uma pesquisa online em parceria com líderes de diversos setores populares. Além disso, está sendo conduzida uma pesquisa impressa em pontos estratégicos da cidade, como pontos de ônibus, estação do metrô Eldorado, escolas, vilas, favelas, feiras, portas de igrejas e campos de futebol, abrangendo diversos territórios locais. A expectativa é de coletar mais de 600 questionários para embasar o processo;

2. A segunda etapa envolverá a realização de rodas de conversa para discutir os principais desafios emergentes das pesquisas. Durante o mês de março, serão organizados encontros virtuais com especialistas em diversas áreas, a fim de aprofundar a elaboração e análise de propostas eficazes para enfrentar os desafios cotidianos;

3. A terceira etapa culminará em um grande e festivo Congresso presencial, programado para apresentar e votar as propostas elaboradas. A previsão é que este evento ocorra até o final de abril, proporcionando um espaço físico para o encontro da militância, para o debate popular e para a tomada de decisões coletivas;

4. Por fim, a quarta e última etapa abrangerá a divulgação das propostas nas redes sociais e sua entrega às principais candidaturas de esquerda. Haverá um compromisso mútuo de que, se eleitos, se empenharão pela implementação dessas iniciativas. Essa abordagem democrática e participativa visa garantir que as vozes e necessidades da população sejam ouvidas e transformadas em ações concretas para o bem-estar coletivo.

O que mobiliza Contagem a prosseguir com este projeto é, sem dúvida, a determinação e a força das pessoas que impulsionam os movimentos sociais. A eles, cabe todo o reconhecimento e os parabéns por perseverarem e progredirem incansavelmente. Essa dedicação e paixão são os alicerces sobre os quais a cidade constrói seu futuro, demonstrando um exemplo inspirador de engajamento e construção coletiva na busca por um amanhã melhor.

A Frente Popular de Contagem, ao reacender o Congresso do Povo na nossa cidade, só tem a acrescentar às práticas propostas pela prefeita Marília Campos que sempre está nas ruas ouvindo a população e fomentando em seu mandato uma política cada vez mais participativa. Prova disso foi a realização de conferências, com destaque para aquela que deu início ao processo de revisão do Plano Diretor e a criação do Sistema Municipal de Participação Popular.

Essas iniciativas, somadas ao fortalecimento dos setoriais da prefeitura e da realização de grandes plenárias do PT, fazem de Contagem um território onde se busca continuamente a efetivação de uma cultura política participativa, popular e democrática vivenciada cotidianamente em todos os territórios da municipalidade.

Moara Saboia é  vereadora  pelo PT de Contagem

Outras notícias