Mais uma atividade do calendário do PT Contagem foi um sucesso. No lançamento da 2ª edição do meu livro de crônicas, “A maravilhosa matemática do amor”, compareceram 350 pessoas, lotando o boteco do Clube Yucca. Foi uma noite diferente, um ato lúdico de celebração do amor e das famílias, de todas as famílias. Não teve mesa política, nem discursos, nem citação das autoridades e lideranças presentes; foi, como na música de Ivan Lins, “somos todos iguais nesta noite”. Teve somente uma mesa de autógrafos do livro, que vendeu 100 exemplares e eu, autografei todos os exemplares, e posei para fotos com quase todas e todos que adquiriram um ou mais exemplares. Lembrando que vou continuar vendendo o livro nos próximos meses e anos, e quem quiser adquirir um exemplar é só fazer contato comigo; e considero, inclusive, que a “A maravilhosa matemática do amor” é um belo presentinho de Natal para pessoas progressistas.(…) Foi uma noite de fortes emoções para mim e meus familiares; planejei ler o poema que fiz para a Marília, “Eternamente Marília”, mas não consegui e pedi então que Marília fizesse a leitura. Homenageamos Marília e a Dona Sílvia com buquês de flores e falei dos outros familiares meus: Vinicius, Natália, Pedro e Nina.
Mas a noite não era apenas uma homenagem a minha família, mas uma celebração do amor e de todas as famílias. Fiz então uma abordagem sociológica e humanista. Falei que o Brasil tem 57 milhões de lares. As famílias tradicionais, formadas por homem, mulher e filhos, são 23,355 milhões, 41% do total; as outras famílias são 33,645 milhões (59% do total). Eu e Marília formamos uma família tradicionalíssima: heterossexual, marido e mulher com filhos, um único casamento ao longo da vida, que tem tudo para ser eterno. Mas são muitas as outras formas de família: casais sem filhos; homens com filhos; mulheres com filhos; famílias com pessoas do mesmo sexo; casais com filhos e outro parente; mulher com filho e outro parente; homem com filho e outro parente; casais sem filhos e outro parente; casal com filhos com não parentes; mulher com filhos com não parentes; casais sem filhos com não parentes; homem com filhos com não parentes; família unipessoal (de uma pessoa só). Onde existe amor, tem família. Qual família é a sua?.(…) Aproveitei, ao falar de amor, para dizer que Contagem, com a liderança de Marília, mais uma vez “O amor vai vencer o ódio”.
Gostaria, finalmente, de agradecer, mais uma vez, a todos e todas, que contribuíram na organização de nossa bela festa: Rodrigo Paiva, Markelly, Marina, Bete, Rose, Thaís, Lidiana, Lourenza, Milton, Ramon, Rafael, Alexandre, Joãozinho, Ana, Karol, Letícia Reis, os amigos do Yucca, e outros amigos e amigas que, de surpresa, cantaram em nosso Encontro. E gostaria também de agradecer a direção do PT Contagem, na pessoa do presidente, Adriano Boneco, que tem apostado tudo na reconstrução maravilhosa do nosso partido em nossa cidade.(…) E eu ainda fui surpreendido com alguns mimos que me emocionaram: uma belo banner do livro; uma sacolinha personalizada para colocação dos livros vendidos; um marcador de livro também personalizado; e um livro de registros com mensagens dos amigos e amigas para mim. Impressionant