A Cada dia, nossos jovens têm a tecnologia como companheira dos seus momentos de lazer. No entanto, o esporte para crianças e adolescentes deve ser estimulado, especialmente por todos os benefícios que proporciona.
Além do desenvolvimento motor e cognitivo, a convivência com outras pessoas e a consciência social são altamente estimuladas.
No caso do esporte para crianças e adolescentes, a prática ajuda não apenas nessa questão, mas também no crescimento e no desenvolvimento físico, mental e emocional.
Dados da OMS, Organização Mundial da Saúde, apontam que 78% das crianças e 84% dos adolescentes brasileiros não fazem o mínimo de atividade física recomendada por dia. E, no Brasil, segundo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, uma em cada três crianças entre cinco e nove anos está acima do peso.
Vale reforçar que o esporte é também um importante aliado no combate à obesidade infantil, que infelizmente está cada vez mais comum em função da má alimentação e do baixo gasto calórico.
O esporte também é um forte aliado na hora de ensinar como lidar com regras. As atividades coletivas contribuem também para o reconhecimento de hierarquias, respeito e disciplina. A disputa saudável ajuda os jovens a entenderem e a saberem lidar com frustrações relacionadas a perdas, contribuindo com o amadurecimento.
Contribui muito para a saúde mental
A frase “mente sã, corpo são” também se aplica às crianças e adolescentes. O esporte ajuda no tratamento de problemas como déficit de atenção e dislexia, e também reduz as chances do desenvolvimento de quadros de ansiedade e depressão. Os exercícios físicos também colaboram para uma melhor qualidade do sono, a controlar posturas agressivas e estimulam o raciocínio.
Melhora o convívio em grupo e em sociedade
Outro importante benefício do esporte, principalmente os que têm práticas coletivas, é o aprimoramento da convivência em grupo e em sociedade. As atividades físicas permitem que aprender a lidar com as diferenças e limitações de outras pessoas, e também apresenta a eles realidades diferentes das suas.
Informações sobre locais e público dos programas de Contagem
– Futsal: Local: Ginásio Califórnia (100 alunos aproximadamente)
– Trampolim: Locais: 5 unidades: (Aproximadamente 1000 alunos)
– Cesu Eldorado; – Ginásio Tropical; – Pracinha da cultura – Ressaca; – Esc. Mun. Ligia Magalhães – Industrial;
– Educarte Lucas Braga – Funcionários:
– Primeiros passes (vólei, futebol, handbol e basquete): Regionais: Riacho, Industrial, Eldorado e Vargem das Flores. (Aproximadamente 400 alunos)
– Vôlei: Projeto em parceria com a Sada cruzeiro, executado no Poliesportivo Riacho. R. Rio Paraopeba, 1200 – Riacho das Pedras, Contagem – MG, 32265-000 (Atende aproximadamente 350 crianças e adolescentes.)
– Hockey: Ginásio Califórnia. Aproximadamente 60 crianças e 30 adultos são atendidos.
– Colônia de Férias: Janeiro e julho de 2023. Foi ofertado o programa em todas as regionais. Foi atendida aproximadamente 1500 crianças, durante as 3 (três) edições do evento.
– Corridas: corrida da mulher: 3,5 mil pessoas/ Corrida do trabalhador: 5.000 mil / corrida noturna: 3 mil pessoas./ Maratoninha: 700 crianças.
– Peneirada do Coimbra: 60 (Sessenta) atletas de linha e seis goleiros na primeira peneirada, e seis atletas de Contagem foram aprovados no processo seletivo. A segunda peneirada, contou com a presença de 200 atletas aproximadamente e teve 12 (doze) atletas pré selecionados.
Copão de Futebol: 59 clubes com aproximadamente 30 jogadores em cada time, totalizando 1770 atletas participantes aproximadamente.
– Contagem Ativa: Mais de 70 núcleos espalhados em todas as oito regionais e atende aproximadamente 4 mil alunos.
Quem pratica esporte ou se exercita vive mais e melhor.
“A prática esportiva traz longevidade e melhora a qualidade de vida.”
Adilson Francisco Dutra é subsecretario Municipal de Esportes e Lazer