Luiz Inácio Lula da Silva aportou uma vez mais em Contagem na última quinta-feira, dia 27 de junho.
Reencontrou Marília como nos velhos tempos.
Quando alavancava campanhas na cidade com a essência do intenso trabalho de base emergindo das profundezas do chão das fábricas rememorando e simbolizando o movimento operário contagense.
A Prefeita de Contagem sinalizou o contexto como retomada de diálogo da cidade com o país. Como num tom de reconciliação e resgate da unidade em que se fazem as recomposições de divergências naturais nos ambientes mais íntimos e em prol dos mesmos ideais.
Marília Campos inaugurou o discurso abrindo seu coração pujante e pulsante.
Reforçou sua conhecida luta pelas ferrovias e a expansão do metrô. Cobrou destemidamente pelo manejo da dívida do Estado de Minas Gerais com a União. Lula sorriu como tão apenas aqueles que se reconhecem pelo olhar e pelas causas urgentes.
Luiz Inácio anunciou investimentos e num tom indelevelmente poético reverberou para quem quisesse escutar que se a ouro-branquense não tivesse nascido, as forças da natureza dariam um jeito de que fosse concebida. Por seu senso coletivo e sua plena identificação com as massas.
Sobre o mundo e as montanhas de Minas Gerais, Lennon e McCartney receberam o sinal. Janja, em tom de admiração e agradecimento, enalteceu Bituca e toda a sua genialidade. Milton Nascimento, o Ouro de Minas.
Nos registros, a imagem de Marília e Lula juntos exibindo polaroides do ano de 1996. Simbolizando uma convergência e retomada de valores históricos harmonizando uma fundamental força ampla. E a sinergia de toda uma vida, parafraseando o sociólogo Ivanir Corgosinho.
Em becos de obscuridade, nada mais urgente para os tempos hodiernos.
Fato é que a Cidade das Abóboras presencia um momento absolutamente histórico. E juntamente dos eventos da Greve de 68 transforma-se num dos grandes cenários da história brasileira.
E a luta permanece firme e perene.
Lula pelas bandas de Brasília.
Marília percorrendo suas sendas por Contagem.
Sem medo de ser feliz.
Lucas Corrêa Fidelis é advogado e servidor público.