topo_M_Jose_prata_Ivanir_Alves_Corgozinho_n

SEÇÕES

João Vitor: A mistura de ritmos, festas e cultura pelas oito regiões de Contagem

Desde 2021 Contagem foi voltando, ainda que aos poucos, à ocupação dos espaços, às festas, às revitalizações de espaços públicos. Ainda com desafios por causa da pandemia, isso não ocorreu de forma instantânea. Contudo, com o passar do tempo, a população voltou a ter um lazer de qualidade, de forma gratuita e acesso a diversas festividades, podendo não somente socializar novamente, como também usufruir de comidas e bebidas das barracas da Economia Solidária, com muita diversão.

Os arraiás, hoje, se transformaram em uma tradição. Pelas oito regiões, com talentos locais, ruas enfeitadas, pessoas com roupas típicas e alimentação junina têm sido uma rotina há três anos e meio. Em 2024 o mês de junho está recheado, sendo fechado com um belo show do Chama Chuva, em julho. Contagem, em anos anteriores, contou com outras atrações de reconhecimento nacional, como Elba Ramalho e Alceu Valença.

O aniversário da cidade, celebrado no dia 30 de agosto, também virou uma marca de uma cidade centenária. Momento não apenas de contar a história de uma cidade, como também apresentar seus locais turísticos e sua cultura. Tudo isso acontece durante todo o mês, com programações variadas pela cidade. Zé Ramalho e Frejat encerraram a festividade nos últimos dois anos, levando milhares de pessoas ao Espaço Popular, na Sede, próximo à Matriz de São Gonçalo.

A religião não fica de lado, sendo a cidade respeitadora de todas as religiões. Há espaço para os evangélicos, católicos, matriz africana e outras. Afinal, em uma cidade plural, de diálogo, de respeito ao próximo, todos têm vez e voz.

A cultura também voltou a ter protagonismo, seja gastronômica ou artística. O Festival das Abóboras traz à tona uma cultura da cidade que vai dos pratos à cerveja, dos doces aos tira-gostos. É aquela festa que a população aguarda, principalmente quando vai se aproximando a data. Em 2024 será na última semana de agosto. A Feira Afro também tem o seu lugar: com uma cultura rica, seja quanto aos pratos, muita música, dança e outras atrações encantam os presentes. Se em 2023 a atração foi Mart’nália, 2024, em novembro, Contagem reserva nada menos que o Olodum!

Já nas artes, exposições pela cidade, concursos, editais, apresentações, shows gratuitos. Nenhuma região de fora! Todas são mais Contagem!

Por fim, não menos importante, não posso deixar de elogiar outras duas atrações fantásticas da cidade, que literalmente contagiam: Contagem Geek e Natal de Luz! Que bom gosto! Vamos para a quarta edição da festividade natalina e, em 2024, milhares de pessoas foram ao Contagem Geek para participar de algo único e gratuito.

A vibração que a cidade, literalmente, mudou. E que bom que mudou!

João Vitor é jornalista.

Outras notícias