topo_M_Jose_prata_Ivanir_Alves_Corgozinho_n

SEÇÕES

Neimara Lopes: A Corrida Contagem Por Todas e o Protagonismo das Mulheres

A Corrida Contagem Por Todas é a síntese da Contagem vibrante e participativa do governo Marília Campos nas políticas públicas para as mulheres, como estratégia intersetorial que tem garantido o protagonismo das mulheres na agenda de eventos da cidade.
Com o objetivo de um março que de fato envolvesse as mulheres da sociedade civil, a prefeita Marília Campos propõem a organização de uma corrida para todas as mulheres com o mote “Juntas
Somos Mais Fortes”, com este conceito, a corrida se torna uma ação afirmativa impressionante de visibilidade, igualdade e respeito.
A primeira Corrida Contagem Por Todas foi organizada em 2022 para 2000 mil inscritas e aconteceu na Cidade Industrial, com garantia de participação das mulheres em seus múltiplos femininos: Mulheres Trans, PCDs, Idosas e Jovens. Logo na primeira edição, o evento de visibilidade das mulheres apresentou aspectos importantíssimos nos avanços das políticas públicas para as mulheres, ao envolver a cidade na reflexão da temática da igualdade de gênero.
A organização articulada pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, por meio da Superintendência de Políticas Públicas Para as Mulheres, enquanto uma ação intersetorial e interseccional de fortalecimento das mulheres, compreende que as políticas públicas para todas as mulheres atravessam todas as secretarias enquanto compromisso transversal do governo Marília nos eixos: Participação Política, Fortalecimento Econômico e Enfrentamento à Violência.
Em 2023 a segunda edição da Corrida Contagem Por Todas ampliou o número de inscrições para 3 mil mulheres inscritas, entre as modalidades de caminhada 2 km, corrida 5 km e 10 km. Essa edição também aconteceu na Cidade Industrial, com finalização apoteótica com o bloco de Carnaval “Então Brilha”.
Esse conjunto de ações construídas em torno da Corrida Contagem Por Todas, como grande vitrine do trabalho cotidiano e em rede, tem impactado nas ações integradas de fortalecimento das mulheres e nas discussões no Comitê Interinstitucional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher.
A terceira edição da Corrida Contagem Por Todas aconteceu no dia 10 de março de 2024 na avenida João César de Oliveira, com 3 mil mulheres inscritas em tempo recorde garantindo mais participação das mulheres contagenses com inscrições online e presenciais nas Regionais e no CEAM Bem-Me-Quero. Foi surpreendente ver uma das principais avenidas da cidade repleta de “camisas rosas”! As mulheres deram o recado com entusiasmo, alegria e força, sem perder a essência do mês de luta das mulheres.
Foram edições emocionantes com indicativo de crescimento em números de mulheres inscritas e na participação dos homens no evento nas outras atividades que acontecem simultaneamente à corrida, tais como, visitando as tendas de serviços e prestigiando o show de encerramento e principalmente compreendendo que a luta das mulheres é dever de toda a sociedade. A corrida “Contagem por Todas” representa elevação do debate conceitual sobre ações afirmativas e na tomada de consciência coletiva quanto as ações estruturantes, na perspectiva da compreensão dos direitos humanos enquanto pauta universal.
Enquanto isso a garantia do protagonismo das mulheres em uma sociedade de origem escravocrata e patriarcal, segue a jornada de busca pela representatividade e estratégias inovadoras de políticas públicas que assegurem seus avanços. O março das mulheres em Contagem nunca mais será o mesmo, ganhou a marca vibrante do modo Marília Campos de governar encantando a política.
Neimara Lopes é graduada em História pela PUC-MG, pós graduada em gestão escolar e liderança feminina. Professora na Rede Estadual e ativista dos Direitos Humanos. Atualmente Superintendente de Políticas Públicas Para as Mulheres e Secretária de Mulheres do PT Contagem.

Outras notícias