topo_M_Jose_prata_Ivanir_Alves_Corgozinho_n

SEÇÕES

Plano de Enfrentamento as Arboviroses no Município de Contagem

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde – dados atualizados em 02/04/2024

Plano de Enfrentamento das Arboviroses – EIXOS DE AÇÃO

1) Comunicação:

• Confecção de boletins epidemiológicos diário, semanal e mensal com dados de notificações de casos positivos, óbitos, oriundos dos serviços de assistência (UBS, UPA, Unidades de Hidratação, Hospitais). Além de informações de áreas críticas e bairros com maior número de casos por distrito sanitário.

2) Controle Vetorial:

• Mutirões – Nas regionais aconteceram 22 (vinte dois) mutirões conforme identificação e mapeamento de áreas críticas para a proliferação do mosquito de dengue com previsão de conclusão em 30/04/24. Os municípios vizinhos foram informados e convidados para a ação garantindo maior efetividade dos mutirões.

• Parceria da Secretaria Municipal de Saúde com o Exército Brasileiro / 4ª Região Militar – O Município de Contagem recebeu 42 militares do exército para ajudar no combate a dengue, zika e chicungunya. Foram programados nos distritos sanitários Petrolândia e Industrial:

▪ 2144 imóveis para visita.

▪ 1341 imóveis visitados

▪ 655 imóveis fechados

Até o momento foram coletadas 77.060 toneladas de bens inservíveis.

• Fumacê – Inseticida dissipado para matar o mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti. Um carro que emite uma “nuvem” de fumaça que elimina a maior parte dos mosquitos adultos presentes na região, uma forma rápida e eficaz, apesar de não ser a forma mais segura. A aplicação do inseticida se dá por ciclos (total de 04) com intervalo de 72 horas.

No município de Contagem os ciclos foram feitos em áreas críticas (quarteirões de ruas) mapeadas pelo veterinário, referência técnica do território. Distritos Ressaca, Nacional, Vargem das Flores, Riacho, Petrolândia, Sede, Industrial. Totalizando 1046 (um mil e quarenta e seis) quarteirões em todo município

4) Vigilância:

• A vigilância das Arboviroses em Contagem, em situação de emergência em saúde pública, se dá pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) do município de Contagem instituído em 2021, como órgão coordenador das situações de crise que ocorrem no município, sendo responsável pela detecção oportuna e enfrentamento dos agravos com elevado potencial de disseminação e/ou riscos à saúde pública de relevância municipal, estimando o risco de expansão destes eventos.

• CENÁRIO EPIDEMIOLÓGICO em 01/04/2024: 37.604 Casos confirmados

14 óbitos confirmados

5) Assistência (estratificação de risco – Muito Alto Risco, Alto Risco, Médio risco e baixo risco) e os Níveis de Atenção em Saúde

• Atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde – 17 UBS´s funcionam em horário estendido de 7:00 às 19:00 e são referências tanto para seus territórios, quanto para apoio às Unidades de Urgência – UPA´s. Durante os feriados a Atenção Primária abriu UBS´s de referência para receber e conduzir a livre demanda de usuários com sintomas de Arboviroses. Foram atendidos até o momento 42.607 usuários na Atenção Primária – Unidades Básicas de Saúde.

Um quantitativo que aponta para a eficiência e reconhecimento, pela população, da capacidade de resposta da Atenção Básica no Município de Contagem para o enfrentamento das arboviroses.

Contagem inova incorporando o aparelho de “teste rápido de hematócrito” no atendimento aos usuários com suspeita de dengue. Esse aparelho realiza a leitura em uma gota de sangue capilar, com resultado dos índices de hemoglobina e hematócrito em 15 minutos. Comparando com o resultado de exame de hemograma que demora em torno de 4 horas, ofertamos agilidade no atendimento e início precoce da reposição hídrica (reidratação). A metodologia do teste de hematócrito na Atenção Primária é mais uma ferramenta para evitar agravamento dos quadros, com manejo clínico e classificação dos casos, mais assertivos evitando as possibilidades de evolução para óbito.

• Unidades de Hidratação – Foram abertas duas Unidades de Hidratação, sendo uma Unidade no Distrito Ressaca e outra no Distrito Eldorado. O usuário passa por triagem, atendimento, e, se necessário, passa por hidratação venosa.

1. Unidade Hidratação Complexo Hospitalar – 10.598 atendimentos no período de 06/02/24 a 30/03/24 – Média de 196 atendimentos por dia – funcionamento de 24 horas e 07 dias por semana.

2. Unidade Hidratação Ressaca – 962 atendimentos no período de 19/03/24 a 30/03/24 – Média de 76 atendimentos por dia – funcionamento de 24 horas e 07 dias por semana.

Laboratório de chikungunya no Iria Diniz – Projeto CCHIC (Coorte de pacientes com Chikungunya crônica de Contagem) – Acompanhamento de 552 usuários com retorno mensal ou semanal conforme necessidade, e encaminhamentos para outras especialidades se necessário.

Outras notícias