Segunda, 05/02, mais de 60.000 (sessenta mil) estudantes voltaram às salas de aula das escolas municipais de Contagem e, além dos estudantes, professores, professoras e todo o quadro administrativo.
Para segmentar nosso texto, atento ao retorno dos 3.510 (três mil quinhentos e dez) estudantes da Funec, temos em nossos(as) estudantes de 3° ano, a ansiedade do último ano de um ciclo e a expectativa da entrada na universidade, que marca o início da vida adulta. Não podemos esquecer que as turmas que hoje estão no terceiro ano ingressaram no ensino médio em uma escola pós pandêmica, quiçá pós apocalíptica, e com muitas incertezas. Já os (as) estudantes de segundo ano ficam no “meio termo” que talvez seja a melhor parte do ensino médio. E, iniciando um ciclo, chegam os (as) estudantes do primeiro ano, cheios de medos, angústias, mas também, animados, cheios de energia e de expectativas.
Os mais de 400 (quatrocentos) professores, professoras e quadro administrativo, retornam em 2024, o primeiro ano letivo onde as três séries do ensino médio estão com as mudanças curriculares e estruturais do novo ensino médio (NEM), o qual tem como uma das principais mudanças os itinerários formativos. E qual é o significado disso?
Durante a implementação, iniciada em 2022 , tínhamos um primeiro ano com o NEM e o segundo e o terceiro ainda no modelo anterior. Naquele momento as evidências do que era positivo e o que era negativo ainda eram muito superficiais, o que não quer dizer que não identificamos prós e contras.
Até 2023 conseguimos entender um pouco a dinâmica do NEM e, com muita cautela, analisá-las. Feito isso, ainda no citado ano, acompanhamos atentamente a reforma do NEM proposta pelo governo federal via Ministério da Educação após a realização de uma consulta pública.
A tão esperada reforma ainda é tímida e não passou pelos trâmites necessários para sua implementação.
Nesse cenário, a volta as aulas em 2024 tem a Funec como importante referência na implementação democrática dos itinerários formativos do NEM. Além disso nossa iniciação científica vai muito bem! Nesse ano teremos a II FECITEX (Feira de ciência, tecnologia e extensão), a implementação de um polo de iniciação científica e a segunda edição do projeto “Além dos Muros”, idealizado pela seduc e “copiado” pela Funec. Esse projeto financia trabalhos de campo e visitas técnicas para as nossas unidades. Em tempo, a reprogramação de saldos do PRONATEC (Programa nacional de acesso ao ensino técnico e ao emprego) foi autorizada e, em breve, teremos 16 cursos de formação inicial continuada (cursos de curta duração e alta empregabilidade), mas esse tema merece um próximo encontro aqui no Blog,
Não posso deixar de mencionar o aguardado concurso público para o preenchimento de cargos para professor(a) e quadro administrativo, seguindo a política de valorização do serviço público do governo da prefeita Marília Campos.
Mochilas prontas, cadernos ok, lápis, caneta, jaleco, pincel… check list feito, em nossa Contagem feliz com a prefeita Marília, estamos prontos para mais um ano formando o futuro.
Paulo Figueiredo é Vice-presidente eleito da Funec. Biólogo, professor efetivo de Análises Clínicas da Funec.