topo_M_Jose_prata_Ivanir_Alves_Corgozinho_n

SEÇÕES

Romulo Fegalli: A “Marília do Asfalto” pavimentou o caminho da prosperidade e do emprego em Contagem

Todo o trabalho e as ações que o governo Marília Campos executa visam, sobretudo, promover o crescimento de Contagem em todos os aspectos. De forma especial, o econômico, através do acesso a emprego e renda, que é o meio elementar para que o sujeito tenha condições de se sustentar, alcançar autonomia, contribuir com o meio em que vive e realizar sonhos. E este é um resultado muito relevante que os investimentos em mobilidade que foram feitos nos últimos anos permitiram conquistar. O programa “Asfalto Novo”, além de revolucionar a qualidade das vias da cidade, impulsionou de forma impactante a economia do município.

Primeiro, é importante contextualizar para quem ainda não sabe. Marília Campos idealizou e colocou em prática o maior programa de revitalização de vias dos últimos 40 anos em Contagem e está, desde 2022, implantando asfalto novo em 360 ruas e avenidas da cidade, atendendo a todos os bairros. São mais de R$ 500 milhões em investimentos só neste projeto. Os benefícios são muitos e imediatos: mais conforto para motoristas circularem, mais fluidez e segurança no trânsito, até porque, junto com o asfalto, as vias ganham nova sinalização, travessias elevadas, quebra-molas, semáforos, etc. A população, agora livre de buracos, economiza dinheiro diminuindo as manutenções nos carros e tempo, com menos engarrafamentos, acidentes e afins.

Entretanto, um ganho enorme que a cidade tem é que ela se torna mais atrativa para os negócios. Marília sempre comenta que Contagem era identificada pelos buracos. E ela quis mudar essa realidade. E mudou. Agora, Contagem vem sendo cada vez mais reconhecida pela qualidade da sua malha viária. Os principais corredores de trânsito, áreas comerciais, de itinerário do transporte público e avenidas em regiões industriais estão sendo requalificados. Praticamente todos já têm asfalto novo.

Com isso, as empresas passaram a olhar para Contagem de forma diferente. Perceberam que aqui é um bom lugar para investir, empreender ou ampliar os negócios, porque possui uma malha viária de qualidade, na qual sua frota vai rodar bem, com agilidade e sem ficar quebrando a todo momento com buracos e ruas mal sinalizadas. O resultado não poderia ser outro. Sob o comando de Marília Campos, Contagem atravessa um momento de crescimento imparável, com expansão de empresas e geração de empregos.

De 2021 até o momento, 5.008 empresas foram abertas em Contagem, segundo levantamento do Mapa de Empresas do Governo Federal. Consequentemente, a geração de empregos também aumentou. Nos últimos três anos, foram confirmados para a cidade mais de R$ 9,5 bilhões em investimentos privados e quase 27 mil postos de trabalho, de acordo com os dados do Ministério do Trabalho/Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados (Caged). Neste período também, a parcela da População Economicamente Ativa (PEA) de Contagem subiu 5,14%, conforme o painel da inteligência do Sebrae, avanços maiores que cidades como Betim e Uberlândia. Só neste ano, entre janeiro e abril, Contagem já gerou 4.837 novas oportunidades de trabalho de carteira assinada, o melhor resultado da série histórica comparando os primeiros quatro meses do ano desde 2020.

A melhoria das condições das vias estimula o crescimento também de comércios locais nos bairros, incentiva os empreendedores a investir, consertando as fachadas de lojas, os passeios, ampliando de forma criativa o relacionamento com os clientes. Os relatos de recuperação e crescimento de pequenos negócios a partir das intervenções realizadas pelo governo, como o programa “Asfalto Novo”, são cada vez mais animadores, confirmando que Contagem está em rota de prosperidade, graças a uma gestão com visão e conhecimento profundos e sensíveis dos problemas da cidade.

É claro que o investimento em revitalização de vias é um dos grandes motivos que atraíram tantas empresas para Contagem, comprovado pelo fato de que os setores que mais crescem no município são exatamente serviços, comércio e indústria, os mais beneficiados pelo programa de requalificação viária. Ele é um importante carro-chefe de um pacote de políticas públicas que Marília desenvolveu e executou na cidade e que a tornaram um ambiente propício para os negócios, para a geração de trabalho e para a prosperidade, como a melhoria substancial nas condições de tráfego, com duplicação de viadutos, criação de novas vias, integração eficiente das regiões e dos bairros do município, reestruturação do sistema viário, com a aquisição de 60 novos ônibus e ajustes dos horários de diversas linhas municipais, adicionando 412 viagens em dias úteis, sábados e domingos e alterando 42 itinerários, o que tem melhorado o atendimento à população.

Toda essa preocupação transformada em ações efetivas mostra o preparo e a experiência que Marília possui na gestão de Contagem, a compreensão que ela tem da importância que a cidade tem para o estado, sua localização estratégica e sua vocação para ser cada vez mais um lugar acolhedor, diverso, cheio de possibilidades de crescimento e vital para a saúde econômica de Minas Gerais.

Enfim, a transformação que Contagem experimenta sob a liderança de Marília Campos é um exemplo vivo de como investimentos estratégicos em infraestrutura podem impulsionar o desenvolvimento econômico e social de uma cidade. O programa “Asfalto Novo” não só melhorou as condições das vias, mas também catalisou um ciclo virtuoso de crescimento empresarial, geração de empregos e valorização dos espaços urbanos. Contagem se consolida, assim, como um polo dinâmico e promissor em Minas Gerais, atraindo novos negócios e proporcionando melhores condições de vida para seus cidadãos. A visão de Marília Campos prova que, com uma gestão eficiente e focada em resultados, é possível pavimentar o caminho para um futuro mais próspero e sustentável.

Rômulo Fegalli é jornalista e pós-graduado em Comunicação Pública e Governamental pela PUC-MG.

Outras notícias